DESPORTO E TENSÃO MUSCULAR
- Pedro Serra de Matos
- 17 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Os desportistas na sua maioria apresentam padrões crónicos de Dores musculares, que sempre que o Corpo não está bem é, naquela estrutura que se reflete. Nem sempre capaz de reconhecer a causa o Atleta precisa de um profissional para atingir a sua melhor Performance.
Para aliviar esta tensão muscular podemos recorrer a Medicina Chinesa para promover a redução do stress, facilitar a calma e o relaxamento muscular. Um corpo menos cansado produz melhores Resultados. Auxiliar os mecanismos fisiológicos de recuperação do corpo e da mente na fase pré e pós-competição.
Para a Saúde plena é necessário uma integração das emoções e promover os processos Mentais para construção da Performance.
Os jogadores de golfe, quer amadores, quer profissionais, estão sujeitos ao Stress do quotidiano no âmbito profissional e pessoal. O termo stress assume maior relevância quando estamos a falar de uma causa da Tensão Muscular. Inconscientemente ocupa espaço no nosso corpo e não permite que o nosso rendimento seja o mesmo, este limita-nos e torna-nos mais fracos do ponto de vista muscular o que nos leva a perder a fluidez na decisão e na pancada.
Aos músculos frequentemente associamos a Força, ter ou fazer força e em sempre respeitando a sua Elasticidade. Contudo estes são responsáveis pelo armazenamento da nossa energia, pela mobilidade do nosso esqueleto e pelo movimento do Swing.
Qualquer pessoa que inicie a prática de golfe vai sentir, rapidamente, os braços, pernas e costas cansadas devido a utilização excessiva de força. Para a maioria das pessoas no mundo esquece-se que para um músculo contrair outro tem de alongar.
No Swing se o executarmos, o mais corretamente, vamos solicitar a quase totalidade da nossa musculatura para executarmos os movimentos de flexão do tronco, flexão do pescoço, rotação do tronco, rotação externa e interna dos ombros, flexão e extensão do cotovelo, supinação e pronação dos pulsos, flexão e extensão do joelho.
O movimento de rotação do tronco no backswing, downswing e finish solicitam a utilização dos músculos das costas (lombar) e dos abdominais. Se houver tensão muscular lombar, vai perder fluidez no swing e vai ser obrigado a compensar com a utilização dos braços.
Essa solicitação tem de ser trabalhada de modo a ser fluido e ritmado. A ancoragem do swing no movimento pendular assenta na boa função dos Quadricípetes e Quadrado Lumbar.
Podemos perder muito tempo, da nossa vida, se pedirmos ao nosso corpo para fazer algum gesto técnico específico que ele não esteja preparado para fazer por tensão muscular excessiva.

Comments