top of page

O sono, o pensamento e as emoções

As emoções excessivas e os sentimentos alterados, percorreram o tempo dos homens até aos dias de hoje e calculo que não cessem. Frases como "preciso de dormir sobre o assunto" ou " nada como uma boa noite de sono não recupere" são indicadores que a noite, com todas as suas veleidades e medos, promovem um equilíbrio no ser humano a diversos níveis.


Muitas estratégias tendem a resultar a curto e médio prazo, mas está a pessoa disposta a adaptar o seu sentir e os seus hábitos para encontrar um sono reparador. Este parece ser o desafio!


O estado mental agitado dificulta o sono, principalmente a qualidade do sono reparador. As preocupações com os filhos, ou quando somos cuidadores afetam, pois alertam o nosso sistema para o exterior, uma vez no exterior a mente-espirito não pode interiorizar-se.


Más noites geralmente diminuem a performance, toldam o discernimento e recaímos em maus hábitos, apenas para sobreviver mais um dia, até à próxima noite!


Se nos depararmos com a condições patológica da Insónia, muitas e muitas noites e muitos e muitos pensamentos já nos ocorreram, portanto pensar não é solução certamente.....


Proponho uma fuga do Eu, do eu físico, refiro-me ao conjunto de matéria agregada que transportamos diariamente até ao fim dos nossos dias. Para isso vamos aproximarmo-nos da nossa respiração, poderão estar a pensar já fiz e não resulta, mas voltar a tentar noutra perspectiva vai ajudar. O amanhã está lá para mim, com o que for capaz de fazer esta noite com a minha respiração e com a minha mente. O amanhã é o fruto da relação entre o que fui e sou, no serei fica a incógnita! Não precipite a insónia, preencha o coração com paz.... inspire e diga para si, "eu estou bem, o meu coração está em paz" diversos pensamentos tentaram refratar o Seu foco, para por à prova que o que disse, a si mesmo, será verdade ou será mentira.


A permanência num estado de descoberta, no estado de percepção em vez de ser de alerta, pois estamos cientes que estamos na nossa cama e que não há ameaças, apenas o nosso Medo a criar, contexto onde fracassemos ou a criar projectos que não são bem nossos, são uma mescla de intenções frustradas mais as realizadas.


Percepcionar é estar! Se estou em paz, a mente descansa. O coração alberga a mente, dá-lhe morada e uma vez preenchido com Amor, e não com Dor o sono retorna a sua naturalidade.


Podemos optar por Acupunctura para reduzir a agitação mental, mas é a construção de uma paz interior que o vai libertar da dependência.


Os ansiolíticos, podem ser vistos como auxílios, mas as cábulas são para quem não tem intenção de aprender, mesmo que demore tempo.


"ai se não fossem os comprimidos, não tinha dormido nada!" Porquê? não tinha sono, tinha algo para dizer a alguém? tenho medo de falhar? sofro de ansiedade? porque os outros dormem e eu não? inúmeros factores nos podem perturbar. Mas amanhã serei Eu a estar, a sentir, a falar e a sofrer. Se entender que não há responsáveis para a insónia, apenas a minha capacidade de me aproximar de mim, do que sou, como sinto, como sei ou não se a paz de espírito está em mim.


Novos tempos, velhos problemas.


Pedro Serra de Matos




تعليقات


Contacto

pedroserramatos@gmail.com

+351 964575376

  • Facebook
  • Instagram

Obrigado por submeter o seu comentário

bottom of page